Crítica | How To Get Away With Murder : 1° Temporada

[SEM SPOILERS]
Sinopse: Michaela, Wes, Laurel e Patrick são ambiciosos calouros de Direito da prestigiada academia East Coast Law School, onde apenas os melhores alunos podem participar de casos reais. Eles competem entre si para conseguir a atenção da carismática e sedutora Professora Annalise DeWitt (Viola Davis), na aula de Direito Criminal Um, também conhecida como Como Se Livrar de Um Assassinato.

How To Get Away With Murder (ou HTGAWM) é uma série de drama e mistério. A trama gira em torno de cinco jovens estudantes de Direito e sua professora, uma excepcional advogada de defesa. O mistério da primeira temporada é sobre quem matou uma aluna da faculdade. Uma cena de flashfoward (futuro) mostra quatro dos cinco estudantes envolvidos em um assassinato e escondendo as evidências.

 
Apesar de tratar do Direito americano, a série não é complicada de se entender, tudo fluindo de uma maneira leve em relação ao processo de construção da defesa. Isso vem totalmente do modelo usado na série, na qual a protagonista explica seu passo a passo de como preparar uma defesa sólida. Nesse ponto a série é muito bem sucedida em sua proposta, porque consegue despertar o interesse de diversas formas.
 
O elenco de HTGAWM foi muito bem escolhido. Viola Davis interpreta a advogada de defesa Analise Keating, uma mulher forte, poderosa e implacável. A atuação da Viola Davis mostra seu valor nos momentos mais íntimos e dramáticos da personagem, em destaque os diálogos que Analise tem com sua mãe. Sua atuação foi reconhecida e ela foi vencedora do Emmy 2015 de melhor atriz em série dramática.
 
Os personagens conseguem ser carismáticos, até os que em primeiro momento não são tão relevantes para a trama. Temos os dois associados a Anelise: Frank (Charlie Weber) é uma espécie de faz tudo para ela e Bonnie (Liza Weil) é uma segunda em comando. Os estudantes são bem diferentes. Temos Wes (Alfred Enoch) um jovem que veio da lista de espera de última hora, mas que tem um grande talento. Michaela (Aja Naomi King) é uma típica sabe tudo que está noiva, mas tem problemas com a mãe do seu noivo. Laurel (Karla Souza) é uma garota que vem de uma família rica, mas que quer lutar pelo certo. Asher (Matt McGorry) é filho de um grande juiz, sendo convencido e palhaço, sem dúvid um personagem que se fosse mal trabalhado poderia se tornar um dos piores da série; felizmente acertam a mão nele. Por último temos Connor (Jack Falahee), um jovem esperto que faz tudo para conseguir o que quer.
De todo o elenco mais jovem o interprete de Connor é o mais talentoso. A curva de crescimento dele é a mais significativa. A atuação mais pobre e que deixa a desejar em diversos momentos da primeira temporada é a do interprete de Wes que parece só ter uma expressão o tempo todo. 
 
Mesmo tendo muitos acertos, a primeira temporada de HTGAWM tem um problema: a série utiliza a fórmula de um caso principal para toda a temporada e um caso da semana. O erro foi na forma de utilização de caso da semana. Os produtores e roteiristas poderiam ter utilizado esses caso para desenvolver os personagens mais profundamente mas não o usam para isso, o que torna só mais um caso. Não é algo que atrapalhe, mas fica aquele gosto de que poderia ter sido mais.
 
How To Get Away With Murder tem uma primeira temporada espetacular com reviravoltas impressionantes e sempre deixando uma dúvida no final de cada episódio sobre os personagens e sobre o que eles são capazes de fazer. As atuações em sua maioria estão acima da média, mas comete o erro pequeno que é a falta de exploração no passado de alguns personagens. Isto não afeta muito a narrativa, que já começa a preencher essas lacunas na segunda temporada. A série consegue te prender e o gancho deixado para a segunda temporada foi corajoso e incrivelmente bom, pela soma de todos esses fatores ela recebe nota 9,0.
*Obs: Alguns personagens não foram citados pois podem revelar segredos da trama.
Nota: 9,0
TRAILER

INFORMAÇÕES
Nota: 9,0
Titulo: How To Get Away With Murder
Gênero: Drama, crime e mistério
Criação: Stephen Levinson
Direção: George Lucas
Duração: 43 Minutos 
Episódios: 15 (Quinze)
Temporada: Primeira
 
Elenco: Viola Davis, Billy Brown, Alfred Enoch, Jack Falahee, Aja Naomi King, Matt McGorry, Karla Souza, Charlie Weber, Liza Weil, Conrad Ricamora, Katie Findlay e Tom Verica. 

Luis Fernandes

Hey nerd! Siga o InVader nas redes sociais, é tudo @canalinvader