Recomendo – Deuses Americanos

 

Durante a divulgação de um de seus livros, Neil Gaiman pensou como hoje em dia não se tem tantos deuses como se tinha na antiguidade, fato muito forte na Europa. Desse pensamento saiu o excelente livro Deuses Americanos em 2002, que trata do embate entre os velhos deuses e os novos deuses.

Sua pergunta deve ser: como assim novos deuses? Eu vou explicar: na mitologia criado por Neil Gaiman tudo que é muito adorado ganha força, adquire forma física e poder. Assim os deuses antigos, que já foram amplamente adorados, hoje em dia não passam de sombra do que já foram. Eles lutam para não serem esquecidos e têm que enfrentar os novos deuses, que são por exemplo a mídia. Quanto tempo várias gerações não passaram em frente a TV? Isso é uma adoração e dela um novo deus surgiu.

Resultado de imagem para deuses americanos

O recomendo de hoje não é sobre a fantástico livro, mas sim sobre a série baseada nele. A série estava num limbo, sendo passada de produtora para produtora. Até que em 2015 o canal Starz assumiu e confirmou sua primeira temporada (atualmente, antes do 3° episódio, já foi renovada para a segunda temporada). A séria é criada e desenvolvida por Brian Fuller, que trabalhou em séries que tinham sua assinaturas fortes (com destaque para Hannibal e Pushing Daisies) e Michael Green (Logan).

Resultado de imagem para deuses americanos neil gaiman

Neil Gaiman é produtor executivo e participou ativamente da produção da série, tanto que ele ficou muito preocupado com o primeiro corte do piloto. Tanto a série quanto o livro contam esse embate dos deuses sob o ponto de vista de Shadow Moon, um ex-presidiário que acabou de cumprir sua pena e começou a trabalhar de motorista para o líder dos deuses antigos, Sr.Wednesday. No meio disso os deuses vão sendo introduzidos na história principal ou em arcos próprios.

Resultado de imagem para deuses americanos midia

A série é muito fiel ao livro e, apesar do livro ser de 2002 e muita coisa ter mudado de lá pra cá, até os fãs mais puristas estão satisfeitos com a adaptação. A fotografia e o jogo de cores é marcante e muito bem feita. O roteiro vem sendo um diferencial sensacional, com destaque para a introdução do deus antigo africano Anansi, no começo do segundo episódio. Na parte de atuação ninguém comprometeu, mas se for para destacar alguém Ian McShane rouba a cena dando vida ao Sr. Wednesday.

Imagem relacionada

Deuses Americanos ainda está no começo. Dá tempo de assistir sem tomar spoilers. Comece agora e não se arrependa depois.

INFORMAÇÕES
Título: Deuses Americanos (American Gods)
Temporada: Primeira
Episódios: 8
Duração: 59/63 Minutos
Gênero: Drama/ Fantasia
Criação: Neil Gaiman
Produção: Michael Green, Neil Gaiman, Craig Cegielski, Stefanie Berk e Thom Beers.
Elenco: Ricky Whittle, Emily Browning, Crispin Glover, Bruce Langley, Yetide Badaki, Pablo Schreiber e Ian McShane.

 

Compartilhe este post:

Luis Fernandes

"Nós dois fitamos o abismo, mas quando ele olhou de volta, você piscou"