Você conhece o Paradoxo de Bootstrap?

Se você já assistiu De Volta Para o Futuro, Doctor Who, Star Trek ou até mesmo The Flash, viagens no tempo não te surpreendem mais. Você já parou para pensar nos Paradoxos que as viagens no tempo criam? Bem, hoje vou apresentar para vocês o Paradoxo de Bootstrap.
O Paradoxo de Bootstrap é um dos paradoxos mais famosos sobre Viagem no Tempo, onde um objeto enviado do futuro para o passado serve como faísca inicial para a criação do objeto que um dia virá do futuro, isto é, o objeto em questão existe mesmo sem ter sido criado. Um belo exemplo disso está presente em O Exterminador do Futuro de 1984, onde o braço robótico do T-800 abandonado no último ato do longa torna-se fruto de Engenharia-Reversa, que é utilizada para a criação do próprio T-800
Ou seja, após o objeto ser enviado para o passado, ele se torna o próprio objeto que um dia irá ser enviado de volta no tempo. Em outras palavras, o objeto do presente é aquele que será enviado ao passado para servir de base para a criação do mesmo.

O Paradoxo de Bootstrap é a forma mais insana de se conectar Passado e Futuro que existe.
 
Se você ainda está confuso sobre como o Paradoxo de Bootstrap funciona você pode assistir o episódio Under the Lake da Nona Temporada da série britânica Doctor Who.

ribrichards

Co-fundador do Invader e Host no Failcast | Me siga nas redes-sociais, é tudo @ribrichards!

  • Ulisses Tarraf

    Errado. O que gera o paradoxo é o chip , que tem todas as informações para que a Skynet se torne consciente.