Crítica – Galavant: 1° Temporada

[SEM SPOILERS]
Sinopse: Era uma vez o corajoso herói Galavant, matador de dragões, protetor dos inocentes e defensor dos oprimidos. Mas um dia, o malvado Rei Richard cai de amores pela amada de Galavant, Madalena, e a sequestra. No dia do casamento de Madalena com o Rei Richard, Galavant vai até o palácio resgatar sua amada. E, embora aqui seja onde a maioria dos contos de fadas termina com um felizes para sempre, dessa vez é onde a história de Galavant começa de verdade.
O quão inusitado pode ser uma serie de Musical/Comédia, que se passa na época medieval com direito a todos os clichês, desde cavaleiro em busca da donzela até Rei cruel, só isso já não interessaria muita gente mas e se a própria série não se levasse a sério? Imagine uma mistura de Monthy Python e contos de fadas.
 
A trama de Galavant gira em torno do cavaleiro desolado Galavant (Joshua Sasse) que não tem mais rumo na vida depois que o King Richard (Timothy Omundson) sequestra e se casa com sua amada Madalena (Mallory Jansen), mas tudo muda quando a princesa Isabella (Karen David) aparece em sua porta pedindo ajuda para salvar seu reino de um cruel rei, que vem a ser o próprio Richard. Enquanto isso o King Richard tenta de todos as formas conquistar o coração de esposa Madalena. Cabe então a Galavant salvar o reino de Isabella e resgatar sua amada Madalena, que já não é mesma que ele amou.

“As mina Pira”

Sem revelar muito da trama para não estragar essa é base de Galavant, logo nos minutos iniciais a série já mostra que tem um cuidado e que foi produzida com esmero. Utilizando locações reais , é bom assistir uma história medieval que realmente tenha castelos e tudo mais e não um Chroma Key. Foram investidos 7 milhões de dólares em sua produção que foram bem gastos.

 
Seus coadjuvantes são em sua maioria são bons e a interação com os protagonistas são trunfos da série. Sid (Luke Youngblood) é o escudeiro de Galavant que deseja que seu cavaleiro volte a ser o melhor dos 5 reinos novamente , Gareth (Vinnie Jones) é o guarda costas e braço direito de King Richard, temos também o inusitado Vincenzo (Daniel Evans) que é Chef do King Richard e responsável por momentos divertidíssimos da série. Sem contar com as participações especiais como Anthony Stewart Head (Buffy A Caça vampiros) , Hugh Bonneville (Downton Abbey) ,John Stamos (3 é Demais), Rutger Hauer (Blade Runner), Ricky Gervais(The Office), Weird Al Yankovic,que  somaram para a série.
 
As qualidades e fraquezas da série vem na parte que diz respeito ao relacionamento do Galavant com o Sid que sendo razoável e infinitamente menos carismático do que o que o King Richard tem com o Gareth e o Chef. Grande parte disso se deve a sintonia e atuação do Timothy Omundson, Vinnie Jones e Daniel Evans que quando estão em cena sabem divertir o publico. Leve e divertida a série não força a barra para que os momentos musicais aconteçam , até tiram sarro disso em vários episódios. E por falar nos momentos musicais como as musicas são divertidas e até mesmo inusitadas na maioria das vezes, as canções foram feitas por Alan Menken e Glenn Slater, experientes compositores das animações da Disney. Existem desde canções de amor “Love is Strange” até sobre dividir uma vida miserável “If I Could Share My Life With You” e sobre narcisismo “No one but You”.
 
Tirar sarro de si mesma é uma coisa que essa série consegue , e faz isso muito bem , nos instantes finais ela brinca com o fato de que se era possível ter uma segunda temporada ou se as musicas estragaram a audiência. Uma coisa é garantida a segunda temporada foi confirmada e agora vamos saber que rumo ela irá tomar. Com uma narrativa leve e engraçada e personagens carismáticos Galavant é uma boa surpresa mas não é perfeita , isso fica bem claro quando se aproxima dos episódios finais e você está mais interessado no arco de outro personagem e não no arco do protagonista.
Nota: 7,5
TRAILER


INFORMAÇÕES

Nota: 7,5
Titulo: Galavant
Gênero: Musical, Comédia
Criação: Dan Fogelman
Direção: Chris Koch, John Fortenberry, James Griffiths
Duração: 22 Minutos 
Episódios: 8 (Oito)
Temporada: Primeira
 
Elenco: Joshua Sasse, Timothy Omundson, Vinnie Jones, Mallory Jansen, Karen David, Luke Youngblood.



Luis Fernandes

"Nós dois fitamos o abismo, mas quando ele olhou de volta, você piscou"