Pesquisadores inventam Chave de Fenda Sônica

Mais uma vez a ficção cientifica previu o futuro! Pesquisadores da Universidade de Dundee afirmam terem inventado a Chave de Fenda Sônica (Sonic Screwdriver) usada pelo Doutor em Doctor Who.
 
Em Doctor Who: A Chave Sônica é a arma utilizada pelo Doutor, pois o mesmo abomina qualquer tipo de arma ele prefere uma ferramenta que possa fazer de tudo, desde abrir portas até consertar a própria TARDIS. A chave trabalha com estímulos ultrassonoros porem sua fraqueza é não afetar nada de madeira.
 
Na vida real: O protótipo da ferramenta real teve sucesso em usar ondas de ultrassom para erguer e girar um disco de borracha flutuando num cilindro de água. Esta foi a primeira fez que o ultrassom conseguiu girar objetos em vez de simplesmente empurrá-los, e os médicos que cuidam da pesquisa acreditam que é possível fazer muito mais.
Cirurgiões já usaram ultrassom com sucesso para tratar pacientes sem necessidade de cirurgia. Mas a capacidade de mover objetos como cápsulas de drogas em locais precisos, tornaria a técnica ainda mais efetiva.
Doctor Who 50th Anniversary
Doctor Who 50th Anniversary

“Como a própria ferramenta de Doctor Who, nossa chave de fenda sônica é capaz de muito mais do que girar coisas por aí.”
“Este experimento não só confirma uma teoria fundamental da Física, como também demonstra um novo nível de controle sobre feixes ultrassônicos, que também podem ser aplicados em cirurgia de ultrassom não-invasiva, colocação precisa de drogas e manipulação ultrassônica de células.” -Via RaioTimes

ribrichards

Co-fundador do Invader e Host no Failcast | Me siga nas redes-sociais, é tudo @ribrichards!