Como funciona um Walkman?

Após o lançamento do primeiro Guardiões da Galáxia em 2014 e da recente série da Netflix 13 Reasons Why muitos nerds tiveram sua atenção voltada para um “aparelho musical” há muito esquecido: o Walkman, vulgo Sony Walkman.

Então, embalado pelo lançamento de Guardiões da Galáxia Vol. 2, hoje vamos tirar uma duvida de muitos: como funciona um Walkman?

Primeiro é necessário entender como a fita cassete (também conhecida como fita k7) funciona: a fita cassete é formada por dois carretéis onde uma fita magnética coberta por uma substância à base de ferro ou de cromo, onde existem milhões de imãs pequenininhos que formam um campo magnético. Quando algo é gravado na fita as partículas se reordenam de modo que consigam captar o som. Porém, a fita é uma via de mão unica, ou seja, caso você deseje ouvir novamente você precisa rebobinar a fita.

A maior função do Walkman era entender a informação contida no campo magnético gerado na fita, reproduzindo assim o som ali gravado. Em uma analogia esdrúxula o Walkman pode ser comparado com as máquinas que liam cartões perfurados, onde sua principal função era seguir as coordenadas inseridas no cartão.

Se você deseja se aprofundar mais no assunto e entender melhor como as fitas cassete funcionam clique aqui.

Compartilhe este post:

ribrichards

Co-fundador do Invader e Host no Failcast | Me siga nas redes-sociais, é tudo @ribrichards!