As 8 Melhores Canções Vencedoras do Oscar

No último domingo, 28 de Fevereiro, ocorreu a 88ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, o Oscar 2016. Nessa cerimônia, como em muitas, tivemos uma montanha-russa de emoções, sendo a felicidade de ver Mad Max ganhando vários Oscars seguidos e tendo a melhor “pontuação” da noite, levando 6 para casa, ou até a decepção de não termos visto o grande Sylvester Stallone ganhando o tão merecido Oscar por seu impecável trabalho em Creed (Não se preocupa cara, você viverá para sempre na história do cinema). Vimos finalmente Leonardo DiCaprio receber sua merecida estatueta e a morte de seu “meme” deixar vários humoristas de luto.

Mas, como em toda cerimônia, uma boa parte foi o Oscar de melhor música. Infelizmente nenhum dos indicados foi tão marcante como tivemos em vários outros anos. Nessa edição muitos torceram para “Til It Happens to You”, já que uma de suas intérpretes e compositora foi Lady Gaga, mas quem levou foi Jimmy Napes e Sam Smith por “Writing on the Wall”, música tema do novo filme do 007 e Sam Smith polemizou ao dedicar este prêmio à comunidade LGBT. Era de se esperar tal vitória, pois as partes musicais dos filmes deste famoso espião são sempre bem feitas, prova disso foi que “Skyfall” de Adele, do filme 007: Operação Skyfall levou o Oscar em 2013.

Já que estamos relembrando grandes músicas vencedoras do Oscar, fiquem ai com mais uma lista das 8 melhores vencedoras de Melhor Canção Original:

My Heart Will Go On

Não tem como falar de Oscar sem falar do lendário Titanic de James Camareon, vencedor de 11 prêmios no Oscar de 1998 e, entre as estatuetas, a de melhor canção original. Essa pérola de Céline Dion que não só foi reconhecida pela academia como levou 4 Grammy Awards. Você pode até não gostar do filme, mas duvido que não sentiu um arrepio ao ouvir essa música pela primeira vez ou se relembrou dela junto com a cena de Rose e Jack na água ou do navio afundando na vertical.

Take My Breath Away

Top Gun, o melhor filme de pilotos da história e eternizado pelo grande herói Maverick (Tom Cruise) é mais lembrado pelo contagiante rock “Danger Zone”. Mas não foi a música de Kenny Loggins que concorreu ao Oscar e sim uma canção romântica feita para o filme: “Take My Breath Away”. Essa canção de Berlin (e seu último sucesso), marcou os anos 80 e levou o “careca de ouro” em 1987.

Eye Of The Tiger

Não tem como falar de anos 80 sem falar em brucutus e o rei deles, Sylvester Stallone. Nosso querido Sly em 1976 criou e estrelou Rocky, que ganhou o Oscar de melhor filme, e mais 2, em 1977. Porém, a música Gonna Fly Now, tema do filme, mesmo indicada não ganhou o Oscar, mas, como Sly, entrou para história, imortalizando a cena de seu treinamento, subida de escada e socando a carne.

Mas a saga do “Garanhão Italiano” ainda ia alcançar o prêmio por uma de suas canções. Em Rocky III finalmente veio o premio mais que merecido por “Eye of the Tiger”, vencendo em 1983. Mas a música do Survivor também ganhou do Grammy e é considerada uma das 100 melhoras músicas da história pela VH1. Essa canção se tornou um hino esportivo e do boxe. Um clássico do rock, grande hit dos anos 80, sendo tocada até hoje e mesmo você pode facilmente lembrar de ver essa música em outros filmes principalmente em cenas de treinamento. (Particularmente, minha canção de Rock favorita). 

Lose Yourself 

O filme 8 Mile pode ter só 76% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas Lose Yourself do mais que famoso rapper Eminem mereceu mesmo o Oscar em 2003 além de vencer 2 Grammys. Isso não só porque é uma das melhores músicas de hip hop da história e 166° na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone, mas também por ser o Primeiro Rap da História a ganhar um Oscar na categoria Melhor Canção Original. O mais engraçado é que Eminem não foi à cerimônia porque acreditava que não iria ganhar. (Que cara negativo, imagina se o DiCaprio faz isso).

What A Feeling

Música não pode ser completa sem dança e é por isso que umas das escolhidas da lista foi o clássico What A Feeling do icônico filme Flashdance, um dos mais famosos filmes de dança da história e mais um marco dos anos 80 (para quem ama essa época, essa lista está bem nostálgica). Essa canção de Giorgio Moroder, Keith Forsey e Irene Cara, interpretada por Cara, ganhou o Oscar e o Globo de Ouro em 1985 e a cena em que aparece foi parodiada várias vezes. Mas esta não é a única música e cena lembrada do filme, pois o aquecimento de Alex ao som de She’s A Maniac, usando um maiô, pulando e girando na ponta dos pés é a cena de dança mais referenciada da história do cinema e outras mídias.

Over The Rainbow

Bem, já que é para se falar de “música referência” e que apareceu em vários filmes, então vamos falar da grande canção Over The Rainbow do histórico Mágico de Oz, um filme não só revolucionário para sua época, mas pelo fato do Capitão América ter entendido a referência dele junto aos Vingadores. (Por falar em referência e Capitão América, ele deve estar tendo um ataque cardíaco com esta lista). Não é à toa que Steve Rogers entendeu a referência, afinal o filme ganhou o Oscar em 1940! Ou seja, passou 76 anos sendo adaptada em diferentes estilos, músicas e línguas, sendo interpretada por Céline Dion, Frank Sinatra, Beyoncé, Guns and Roses, Eric Clapton, , Harry Nilsson, Ray Charles, Mariah Carey, Norah Jones, Crystal Kay, The Ramones, Louis Armstrong, Selena Gomez, entre outros grandes nomes.

Jai Ho! (You Are My Destiny)

Não é difícil perceber que até agora só surgiram músicas americanas e filmes americanos, pois é inegável que o Oscar é sim um reflexo da Academia, extremamente branca e norte-americana conservadora por causa de sua fundação. É por isso que Jai Ho! (You Are My Destiny) entra nessa lista. Representando o vencedor do Oscar de melhor filme em 2008, e outros 8 Oscars, Quem Quer Ser um Milionário?, uma produção indiana/britânica. A música é uma regravação de um hit indiano do músico indiano A. R. Rahman, “Jai Ho”, junto com as americanas Pussycat Dolls, vencendo o Oscar. Além disso, a música, em sua segunda versão, mesmo tendo letras em inglês, mantêm o refrão em indiano, tendo um produtor indiano e mantendo o refrão no ritmo original, logo, elogiado pela crítica internacional. Essa canção nos mostra como duas culturas tão diferentes podem se mesclar e criar algo incrível.

Let It Go

Para fechar a lista, eis uma música que não só ganhou o Oscar em 2014 como foi a música mais cantada no ano, um verdadeiro meme. Let It Go composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, interpretada por Idina Menzel, porém mais lembrada na voz de Demi Lovato, marcou o filme Frozen da Disney. Em um filme que foge de clichês femininos e de contos de fadas, essa música que basicamente diz “liberte-se”, serve como “quebra de correntes”, mostrando a ascensão das personagens femininas no cinema e sua independência, reflexo da atual luta pela igualdade das mulheres. Além de ganhar e estar em um filme vencedor do Oscar, Let It Go ganhou um Grammy e seu videoclipe alcançou 700 Milhões de visualizações no YouTube, prova de como mereceu a estatueta.

Existem dezenas de outras músicas que deviam estar nesta lista, então: Qual outra canção ganhadora do Oscar merecia estar nesta listas? Deixe sua resposta nos comentários.
Compartilhe este post:

Ailton Borges

"Eu caminhei pela superfície do sol, testemunhei eventos tão mínimos e rápidos que mal podem-se dizer que ocorreram." -Dr. Manhattan