Análise HQ – Batman: A Piada Mortal

Sinopse: Um dia ruim. É apenas isso que separa um homem são da loucura. Pelo menos segundo o Coringa, um dos maiores e mais conhecidos vilões – se não o maior e mais conhecido – do mundo dos quadrinhos. E ele quer provar o seu ponto de vista enlouquecendo ninguém menos que o principal aliado de seu maior inimigo: o comissário Gordon. Cabe ao Cavaleiro das Trevas impedir.
 
 
A Piada Mortal (The Killing Joke). quem nunca ouviu falar dessa obra de arte em quadrinhos? Mas também, o que você esperava? Feita pelo genial roteirista Alan Moore, que fez outras obras excelentes como Watchmen e V de Vingança, e se tratando de uma história do Batman envolvendo o seu principal inimigo só poderia ser fantástica e de fato é! É indispensável para qualquer fã de HQs.
 
Lendo, podemos notar diversas referências que vimos em filmes do Batman, como por exemplo em Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) de Christopher Nolan, o Coringa de Heath Ledger apresenta semelhanças com o de A Piada Mortal. No filme, o Coringa tenta provar para Gotham que todos podem ser podres e loucos como ele, e de certa forma ele consegue fazer isso com Harvey Dent, tranformando-o no vilão Duas Caras. Na HQ vemos exatamente isso, um Coringa transtornado querendo provar que de louco todo mundo tem um pouco.
 
Apesar de ser uma HQ do Batman, ela é muitas vezes voltada para o Coringa. Se você desconhece a origem do palhaço, essa história mostra perfeitamente como ele surgiu. Ele nem sempre foi louco. Na Comic-Con 2015 foi anunciado que a DC Comics fará um filme de A Piada Mortal. Será uma animação, com boatos de que a classificação poderia ser para maiores de 18 anos, mas ainda não se tem muitos detalhes sobre o filme, apesar de ter lançamento marcado para este ano.
 
Hoje, você encontra a edição de luxo que, para mim, é a mais recomendada pois além de ser de capa dura, vem com mais duas pequenas histórias adicionais, incluindo uma clássica aventura de Batman e Robin, com o Coringa fazendo sua primeira aparição nos quadrinhos. Essa HQ é nota 10! Se você não conhece ou quer entrar no mundo dos quadrinhos, levante e vá comprar agora! Ela está disponível em diversos sites e com um preço acessível podendo variar de R$ 13,00 até R$ 22,00. Quando terminar de ler, volte ao título e faça a relação… é espetacular e vai te deixar de boca aberta.

Espero que tenham gostado da avaliação! 
 
Título: Batman – A Piada Mortal
Gênero: Ação/ Aventura
Autor: Alan Moore | Ilustrador: Brian Bolland
Editora: Panini 
Edições: Edição Única
Publicação Original: Março de 1988
Páginas da Versão Nacional: 82 páginas






Leo Valentini

Olá Invasor! Você já segui o Invader nas redes-sociais? É tudo @canalinvader